Cuiabá, 19 de outubro de 2019

Isso é Notícia

MENU

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Barragem de mineração se rompe na região metropolitana de Cuiabá; veja fotos e vídeo

Erro na Linha: #12 :: Undefined variable: charge_title
/home/issoenoticia/public_html/themes/issoenoticia/inc/sharebox.php
Isso É Notícia

Imagens aéreas mostram que rejeitos não alcançaram o Rio Cuiabá

DA REDAÇÃO DA REDAÇÃO

www.issoenoticia.com.br

Uma barragem de um garimpo se rompeu e deixou dois homens feridos no início da manhã desta terça-feira (1º) em Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá).

A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que a barragem rompeu por volta das 8h. O garimpo fica localizado na Comunidade de Brejal, a 32 km da cidade. 

Conforme a assessoria, os dois funcionários da mineradora tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o hospital.

Isso É Notícia

Uma barragem de um garimpo se rompeu e deixou dois homens feridos no início da manhã desta terça-feira (1º) em Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá). A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que a barragem rompeu por volta das 8h. O garimpo fica localizado na Comunidade de Brejal, a 32 km da cidade

Imagem aérea mostra barragem já rompida na comunidade do Brejal

Uma equipe da Defesa Civil foi acionada e está no local analisando o incidente.

A assessoria confirmou que a barragem abrigava rejeitos de mineração. No entanto, o garimpo atua de forma legal. A região é conhecida por ter grande atuação de mineradoras.

Os rejeitos não se encontraram com o Rio Cuiabá. (Com informações do MidiaNews)

CONFIRA VÍDEO GRAVADO POR FUNCIONÁRIOS APÓS O ROMPIMENTO:

 

 

Outro lado

A VM Mineração e Construção, empresa responsável pela barragem, emitiu nota de esclarecimento sobre o incidente. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A VM MINERAÇÃO vem através desta informar o rompimento parcial da bacia de rejeito composta de material inerte (barragem TB01) ocorrido na data de 01.10.2019. Informa ainda que 02 (dois) funcionários da empresa sofreram apenas escoriações de natureza leve e, após passarem por avaliação médica, já receberam alta.

A empresa informa que assim que obteve conhecimento do evento, comunicou imediatamente os órgãos responsáveis [ANM – Agência Nacional de Mineração / SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente / DEMA – Delegacia Estadual do Meio Ambiente / Defesa Civil / POLITEC], os quais realizaram vistoria in loco no intuito de averiguar a situação da barragem e eventual situação de riscos ainda existentes, o que já foi descartado.

Além disso, a empresa adotou todas as medidas necessárias e de urgência (construção de diques) para contenção do rejeito, que não atingiu nenhuma área de preservação permanente ou curso d’agua.

Ademais, informa também que não houve o isolamento de qualquer comunidade da região, ficando prejudicado apenas, de forma restrita, o acesso principal interno da empresa.

A empresa comunica que possui todas as autorizações e licenças necessárias junto aos órgãos responsáveis para desenvolvimento das suas atividades, operando sempre dentro da legalidade.

Por fim, informa que adotará todas as medidas necessárias a fim de colaborar e contribuir com os órgãos competentes.

VM MINERAÇÃO

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/