Cuiabá, 16 de novembro de 2019

Isso é Notícia

MENU

BALANÇO DA SEPS

Mato Grosso mantém reduções nos índices criminais entre janeiro e setembro de 2019

Erro na Linha: #12 :: Undefined variable: charge_title
/home/issoenoticia/public_html/themes/issoenoticia/inc/sharebox.php
Polícia Civil
GOVERNO DE MT GOVERNO DE MT

www.mt.gov.br

Mato Grosso fechou o período de janeiro a setembro de 2019 mantendo as reduções nos principais índices criminais relacionados a homicídios, roubos e furtos. Em todo o Estado, os índices de homicídio reduziram 13%, enquanto os crimes de roubos diminuíram 25% e furtos, 12%. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em comparação com o mesmo período de 2018.

Em nove meses foram registrados 600 homicídios, 88 a menos que no mesmo período do ano anterior. Os registros de roubos (quando há ameaças ou violência) somaram 10.534 em 2019. No mesmo período do ano passado os registros somaram mais de 14 mil ocorrências. Os dados de furtos neste ano somam 33.093 e no mesmo período do ano passado foram 37.426.

Os crimes de roubos e furtos de veículos também apresentaram quedas. As reduções são de 13% no percentual de roubos e 3% no percentual de furto. Nesses nove meses, 1.454 veículos foram roubados, já em 2018, foram 1.678. Em 2019, 1.795 veículos foram furtados, enquanto no mesmo período de 2018 foram 1845 casos.

Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes, a redução dos índices é resultado trabalho integrado das forças de segurança em todas as regiões do Estado.

“Hoje a Sesp trabalha muito essa questão da análise criminal mensalmente, observando qual região ou qual município destoa em algum tipo de índice. À medida que observamos essa variação, conseguimos atacar pontualmente através das operações integradas e ações pontuais das forças de segurança para que esses índices continuem reduzindo”, afirma.

Nova Mutum e Guarantã do Norte

Em contraponto aos dados gerais de Mato Grosso, as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) de Nova Mutum e Guarantã do Norte apresentaram um aumento 18% e 37% nos percentuais de homicídios. Em virtude disso, uma operação integrada foi deflagrada da Risp de Nova Mutum no último final de semana e terá mais duas fases em novembro.

“A Sesp vai continuar trabalhando em cima desses números planejando ações nessas regiões integradas, pontualmente em Nova Mutum e Guarantã, onde se observa que os dados ainda permanecem acima da média, para que se possa reestabelecer a um padrão aceitável esses índices”, conclui o coronel Fortes.

Mato Grosso conta com 15 Risp’s, que são representados por cidades-polo, tais como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte. (Com supervisão de Débora Siqueira)

 

 

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/