Cuiabá, 22 de outubro de 2019

Isso é Notícia

MENU

STEPHANO CARMO

O mundo do conhecimento e a empregabilidade

Erro na Linha: #12 :: Undefined variable: charge_title
/home/issoenoticia/public_html/themes/issoenoticia/inc/sharebox.php
STEPHANO CARMO STEPHANO CARMO

Secretário Adjunto de Educação Profissional e Superior

O mundo do trabalho sofre com os processos de evoluções e transformações a cada dia e nem sempre o empregado consegue acompanhar. Há atividades desaparecendo e novas surgindo a cada dia. Por isso, encontramos vários trabalhadores procurando emprego e postos de trabalho procurando empregados.

Desempregados e empregos nem sempre se encontram. Esta lacuna ocorre por causa da qualificação e dos novos conhecimentos exigidos para as novas funções que surgem com os novos tempos – a era tecnológica.

Tanto no nível físico ou mental, emocional ou intelectual o trabalho na sua essência, em uma visão genuína de integração e evolução, tem a ver com o compartilhar de qualidades, talentos e capacidades que se aprendem e se desenvolvem em escolas preparadas para tal.

Desde que cheguei a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)  tenho percebido que parte significativa da inclusão de pessoas no mercado de trabalho passa por aqui.

Hoje, passado o primeiro semestre da gestão Mauro Mendes, minhas convicções aumentaram em relação à responsabilidade e a função estratégica que esta Secretaria ocupa perante a sociedade mato-grossense, sobremodo em relação àqueles que estão entrando ou saindo e não consegue retornar ao mercado de trabalho.

Tanto o secretário Nilton Borgato, que é o titular da Seciteci, quanto à equipe que compõe a pasta têm a consciência da importância que temos no presente e no futuro das pessoas e do nosso Estado.

Nas andanças por Mato Grosso fica mais evidente a importância de desenvolvermos políticas públicas para a inclusão no mercado de trabalho, aqueles que hoje estão fora dele e somente novos conhecimentos darão condições para o mercado reintegrá-los.  Atualmente contamos com nove municípios que possuem escolas técnicas estaduais que ofertam cursos técnicos gratuitos.

Tanto que a Escola Técnica Estadual de Cuiabá possui atualmente 11 cursos técnicos que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. Para isso, eles são formatados visando à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos para atender os anseios e demandas da região. Além da unidade de Cuiabá, outros 09 municípios possuem escolas técnicas estaduais, sendo 49 unidades remotas.  Atualmente temos 184 turmas em andamento e um total de 4.158 alunos matriculados.

Este é o nosso grande papel: fazer o trabalho e o trabalhador se encontrarem, e juntos contribuírem de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, científico e social de Mato Grosso e do país.

Stephano Carmo é Secretário Adjunto de Educação Profissional e Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Leia matérias relacionadas:

A ilusão da MP do Agro
ALBERTO SCALOPPE

A ilusão da MP do Agro

Há, no entanto, três problemas imediatos, dois jurídicos e um de ordem econômica

O cidadão e o torcedor
LUIZ HENRIQUE LIMA

O cidadão e o torcedor

Ora, ser cidadão não é igual a ser torcedor e ser torcedor não é igual a ser cidadão

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/