Cuiabá, 19 de outubro de 2019

Isso é Notícia

MENU

LEGISLAÇÃO

Prazos de processos na administração pública estadual serão computados só com dias úteis

Erro na Linha: #12 :: Undefined variable: charge_title
/home/issoenoticia/public_html/themes/issoenoticia/inc/sharebox.php
Fablicio Rodrigues/ALMT

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

www.al.mt.gov.br

A segunda lei aprovada do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.), que circulou na segunda-feira (30). Trata-se da Lei nº 10.946/2019, que altera os prazos de processos no âmbito da administração pública estadual, sendo computados a partir de agora somente em dias úteis. A autoria da lei também é do deputado estadual Silvio Fávero (PSL).

“Entendemos que era necessário atualizar os prazos e comunicações processuais em processos administrativos, já que o Novo Código Civil, com a Lei federal nº 13.105, de 16 de março de 2015, passou a contar os prazos somente em dias úteis. E a nossa legislação, até então, computava em dias corridos, sem qualquer interrupção em finais de semana e feriado”, justificou.

Com a nova legislação,  o parágrafo2º, do artigo 87, da Lei nº 7.692, de 1º de julho de 2002, passa a vigorar com a seguinte redação: “Nos prazos expressos em dias computar-se-ão somente os dias úteis”, diz trecho da lei sancionada.

No dia 3 de julho de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, aprovou Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 35/2018, que estabelece a contagem de prazos de processos administrativos federais apenas em dias úteis, bem como a suspensão no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro.

Em Mato Grosso, já existia uma lei que suspende os processos administrativos de 20 de dezembro a 20 de janeiro, a fim de garantir férias à advocacia mato-grossense.

“Faltava apenas realizar a presente adequação quanto à contagem de prazos processuais administrativos no decorrer do ano, computando apenas dias úteis. Quero agradecer também ao deputado estadual Silvio Fávero, que veio somar ao projeto de lei de minha iniciativa e, hoje, assina a autoria dessa lei junto comigo. O trabalho em conjunto da nossa bancada pesselista na Assembleia Legislativa reforça nossa atuação pelo bem de Mato Grosso”, finalizou Delegado Claudinei.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/