Cuiabá, 18 de outubro de 2019

Isso é Notícia

MENU

PLANO ESTRATÉGICO

Representantes municipais apresentam propostas para Saúde Pública em Mato Grosso

Erro na Linha: #12 :: Undefined variable: charge_title
/home/issoenoticia/public_html/themes/issoenoticia/inc/sharebox.php
Marcos Vergueiro/Secom-MT

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de debater este complexo assunto com representantes dos municípios

GOVERNO DE MT GOVERNO DE MT

www.mt.gov.br

A 9ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso começou na noite testa quarta-feira (04.07), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“Nós temos o sistema mais democrático do mundo na área da Saúde, que é o SUS. Não tem exemplo no mundo de um Sistema Único de Saúde como temos no Brasil. Como ele também tem suas fragilidades, nada melhor do que, com frequência, debatê-lo. Este é um evento que tem representatividade, portanto, tenho certeza que haverá um debate rico ao logo desses três dias”, disse o secretário de Saúde e presidente do CES, Gilberto Figueiredo, durante a abertura do evento.

Durante três dias, representantes dos 141 municípios mato-grossenses estão reunidos para discutir e apresentar as propostas para elaboração de Políticas Públicas em Saúde; os debates foram constituídos no âmbito das Conferências Municipais. Esses eixos temáticos vão decidir quais planos devem ser implantados para aprimorar a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Durante a solenidade, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de debater este complexo assunto com representantes dos municípios e enfatizou a relevância do SUS para o país. Além disso, o gestor da Saúde explicou que a Saúde precisa “melhorar a gestão dos recursos que são pagos e trabalhar para ampliar esse sistema”.

Coordenador da Comissão Organizadora, Edevande França Pinto informou que foram realizadas Conferências Municipais nos 141 municípios do Estado, em preparação para o encontro estadual que conta com aproximadamente 880 delegados municipais eleitos e 250 observadores.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), Lúcia Almeida, falou sobre sua satisfação e expectativa na realização do evento. “Estou imensamente feliz em ver essa plenária cheia, com pessoas dispostas a discutir e tentar mudar a realidade do nosso SUS. Espero que tenhamos esses dias de discussões com propostas que venham resolver as nossas necessidades”.

Nesta sexta-feira (05.07), último dia da Conferência, serão escolhidos os delegados estaduais que levarão as propostas de Mato Grosso para o âmbito federal, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.

Programação do evento

Quinta-feira (04.07)

8h às 9h Composição da mesa
Finalização do Credenciamento
9h às 9h30min Eixo - l Tema: Saúde como Direito
9h30min às 10h15min Debate
10h15min às 10h45min: Eixo - II Tema: Saúde Mental.
10h45min às 11h30min: Debate
11h30min às 13h: Almoço
13h às 13h30min: Eixo - III Tema: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde
14h15min às 14h45min: Eixo IV Tema: Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
14h45min às 15h30min: Debate
15h30min às 16h: Coffee Break
16h às 17h: Composição de mesas para os grupos temáticos

Sexta-feira (05.07)

8h às 11h30min: Trabalhos em grupo
11h30min às 13h: Almoço
13h às 15h30min: Apresentação das propostas e aprovação do relatório final.
15h30min: Coffee Break
15h30min às 17h: Plenária Final com a eleição dos delegados para

Serviço

O evento é realizado  no Auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso
Endereço: R. Antônio Dorileo, 1100 - Coxipó, Cuiabá - MT.

 

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para

Enviando Comentário Fechar :/