05 de Outubro de 2026

Cidade icon-weather
??°C
DÓLAR 4,99
EURO 5,60

COTIDIANO 26 de Abril de 2014, 16:00 - A | A

Sábado, 26 de Abril de 2014, 16h:00 - A | A

COTIDIANO

Justiça suspende pleito eleitoral para reitor da Unemat

Justiça suspende pleito eleitoral para reitor da Unemat

Estão suspensos todos os atos da campanha eleitoral para a escolha do reitor e vice-reitor da Universidade de Mato Grosso (Unemat).

A decisão é da juíza Joseane Carla Quinto Viana, de Cáceres, que determinou a suspensão até que a chapa que havia sido impedida de concorrer -por não apresentar documentos na ocasião do registro de candidatura- seja inscrita. A chapa é composta pelos candidatos Marcos Francisco Borges e Antônio Francisco Malheiros.

De acordo com a magistrada, a instituição tinha a obrigação de definir os critérios da norma editalícia de forma clara e objetiva, evitando várias interpretações sobre o mesmo assunto. “Vê-se claramente tratar-se de dispositivo de redação imprecisa, permitindo dúbia interpretação e causando insegurança jurídica ao aplicar o princípio de vinculação ao edital.”

Joseane também afirma que nas questões inerentes às eleições em entidades da envergadura e da importância social da Unemat, os princípios constitucionais devem guiar a atuação da administração pública, tanto na elaboração do edital de abertura do pleito eleitoral quanto na interpretação e aplicação do edital.

“Por sua vez, a Unemat, fundação pública, ao definir os critérios da norma editalícia, deverá fazê-la de forma clara e objetiva, visando a não ocorrência de interpretações imprecisas, em atenção aos princípios da legalidade, segurança jurídica, publicidade, lisura e a vinculação ao edital.”, ressalta a magistrada.

Comente esta notícia

(65) 9 8140-1684

[email protected]

CNPJ: 18.751.405/0001-27