Quarta, 03 de Março de 2021 16:28
65 99222-1842
Educação Educação

Mundo contemporâneo fora de ordem é tema da redação da Fuvest

No ano passado, o tema foi "O papel da ciência no mundo contemporâneo"

21/02/2021 19h56
Por: Redação Fonte: R7 - Gabriel Croquer, do R7
 RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - (Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - (Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A redação da 2ª fase da Fuvest, fundação que organiza o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), teve como tema a pergunta "O mundo contemporâneo está fora da ordem?", na edição de 2021. 

No ano passado, o tema foi "O papel da ciência no mundo contemporâneo", utilizando como referência Luis Fernando Verissimo, Oscar Sala, Gilberto Gil, Carl Sagan e Alicia Kowaltowski.

As provas são realizadas em dois dias. Neste domingo, os estudantes terão quatro horas para produzir uma redação e responder a questões dissertativas de Língua Portuguesa e Literatura. Na segunda-feira (22), as provas terão disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida.

Ainda no mês de fevereiro, entre os dias 23 e 27, ocorrem as provas de habilidades específicas dos cursos de Música e Artes Cênicas.

Ao todo, 33.315 candidatos foram aprovados na 1ª fase. São oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular. As outras 2.905 vagas para ingresso na Universidade de São Paulo são para estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada/Enem).

Serão convocados para a 2ª fase os inscritos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes a quantidade de vagas da carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI). Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira e modalidade serão admitidos para a 2ª fase todos os vestibulandos nessa condição.

As carreiras que tiveram notas mínimas mais altas foram Medicina em São Paulo, com 83 pontos, Medicina em Ribeirão Preto, com 81 pontos, Medicina em Bauru, com 78 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 71 pontos. Confira a lista completa aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias