Sábado, 08 de Maio de 2021 09:48
65 99222-1842
BRASIL VAZAMENTO

Facebook: dados de 533 milhões de usuários vazam; 8 milhões, do Brasil

Brasil pode estar exposto, com informações de 8,1 milhões de usuários atingidos, de um total de 145 milhões de usuários ativos no país

03/04/2021 16h11
Por: Redação 3 Fonte: METRÓPOLES
Facebook: dados de 533 milhões de usuários vazam; 8 milhões, do Brasil

Dados pessoais de cerca de 533 milhões de usuários do Facebook foram expostos em um fórum na internet. As informações reveladas são nome, telefone celular, ocupação, cidade e estado civil. A rede social confirmou o vazamento ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ao todo, 107 países dos cinco continentes teriam sido atingidos, como Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, Uruguai, França, Alemanha. O Brasil estaria exposto, com informações de 8,1 milhões de usuários atingidos, de um total de 145 milhões de usuários ativos no país. Segundo a reportagem, as informações coletadas vão até 2019.

O vazamento foi postado em junho de 2020 em um fórum da internet aberta, onde os dados podem ser indexados a buscadores como Google e Bing, ao contrário do que ocorre na dark web, local em que hackers e outros criminosos trocam informações ilegais.

Em 12 de janeiro deste ano, no entanto, outro hacker tentou vender no mesmo fórum uma ferramenta que faz buscas automatizadas na base de dados, permitindo que pessoas encontrem facilmente números de telefone conectados a diversas contas no Facebook. O caso veio à tona neste sábado (3/4), após reportagem do site especializado Business Insider.

“Maus agentes vão certamente usar essas informações para engenharia social, golpes, hacking e marketing”, disse em rede social Alon Gal, cofundador da empresa de cibersegurança israelense Hudson Rock, que noticiou o caso no mundo.

Em nota, o Facebook esclareceu que “estes dados são antigos e foram reportados em 2019, fruto de uma vulnerabilidade que encontramos e corrigimos em agosto daquele ano.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.