Terça, 22 de Junho de 2021 23:03
65 98157-3554
COTIDIANO AGRAVAMENTO

Lúdio: MT pode ter tsunami de casos e mortes por covid nas próximas semanas

Avaliação é sobre o risco de explosão de casos devido à associação do inverno e aumento de transmissão por variantes do coronavírus

10/06/2021 17h52 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação 3 Fonte: REPÓRTER MT
Lúdio: MT pode ter tsunami de casos e mortes por covid nas próximas semanas

Em entrevista ao Conexão Poder, o deputado Lúdio Cabral, que é médico sanitarista e desde o início da pandemia traça projeções e estimativas sobre a incidência no Estado, alerta para o risco de um tsunami de casos e mortes por covid-19 a partir das próximas semanas, se surgirem novas cepas do coronavírus. A estimativa é de que com o início do inverno haja agravamento da pandemia até o mês de setembro.

"O inverno é a estação do ano em que as doenças respiratórias aumentam por conta do clima a transmissibilidade e há outro fenômeno que é variante indiana que foi a responsável por explosão de casos na Índia e tem produzindo efeitos de aumento de casos em vários países", observou.

Lúdio pontua que atualmente a maior preocupação é o surgimento de variante mais agressiva que a cepa brasileira e se a cepa indiana será mais transmissível que a P1, que surgiu em Manaus e está em circulação há cerca de seis meses no Brasil.

"Daqui algumas semanas quando chegar o inverno e quando soubermos se a variante Delta é mais transmissível que a variante P1 poderemos ter uma nova explosão em número de casos, hospitalização e óbitos", declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.