Terça, 19 de Outubro de 2021
30°

Poucas nuvens

Cuiabá - MT

POLÍTICA ESCOLHA POPULAR

Pinheiro defende democracia com plebiscito para escolha de modal de transporte e busca diálogo com TRE

A realização do plebiscito já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, com 17 votos favoráveis

14/06/2021 às 10h25
Por: Redação 2 Fonte: PREFEITURA DE CUIABÁ
Compartilhe:
Pinheiro defende democracia com plebiscito para escolha de modal de transporte e busca diálogo com TRE

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defende a realização de um plebiscito com a população de Cuiabá e Várzea Grande para consultar sobre a preferência do modal de transporte, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ou Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Para o chefe do Executivo Municipal, a iniciativa visa inserir a vontade da população na escolha. A realização do plebiscito já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, com 17 votos favoráveis. Pinheiro, nos próximos dias, deve procurar o Tribunal Regional Eleitoral para tratar do assunto.

“O povo se manifestar nas ruas tem valor democrático, ético e popular, pois quem manda é o povo. Quem decide sobre a melhor opção é a população, pois é ela quem vai utilizar o transporte coletivo”, declarou o prefeito.

O prefeito já solicitou agenda com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná para a definição da forma que será feito o plebiscito. “Os usuários do transporte coletivo devem ser ouvidos. O que acontece no Brasil é não existe a cultura da democracia participativa. A realização de plebiscitos e referendos estão previstos em lei”, defendeu Pinheiro.

O gestor lembrou ainda que quando foi realizada a nova licitação do transporte coletivo, em 2016, já constava no planejamento de execução das empresas vencedoras, que o sistema a ser instalado fosse híbrido e serviria  tanto para o VLT como o BRT.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.