Sexta, 24 de Setembro de 2021
29°

Tempo aberto

Cuiabá - MT

CURTO E GROSSO LUTO NO JORNALISMO

Diretor-presidente do Diário de Cuiabá morre aos 83 anos

Adelino fez história no jornalismo cuiabano

30/07/2021 às 08h53 Atualizada em 30/07/2021 às 09h38
Por: Redação 2 Fonte: GAZETA DIGITAL
Compartilhe:
Diretor-presidente do Diário de Cuiabá morre aos 83 anos

Jornalista e diretor-presidente do Diário de Cuiabá, Adelino Praeiro, 83, morreu na noite de quinta-feira (29), aos 83 anos, de falência múltipla dos órgãos, no Complexo Hospitalar de Cuiabá, onde estava internado desde a segunda semana de julho.

Segundo as informações, Adelino era portador de diabetes, hipertensão e tinha crônicos problemas renais. Em junho deste ano, perdeu o filho, o professor Éden Praeiro, vítima da Covid-19, deixando o jornalista ainda mais abalado.

Força no Jornalismo

Adelino era assessor de imprensa do governador Pedro Pedrossian, em 1969, quando foi convidado por Íris Capilé de Oliveira para se juntar ao grupo, que tinha acabado de perder o fundador, o jornalista cuiabano João Alves de Oliveira.

Ele aceitou. Foi a partir daí que o Diário passou por todas as fases da evolução da imprensa gráfica, ganhando editoria, cores, cadernos especializados, produção fotográfica e de infografia.

Ao lado da esposa Íris, Adelino dirigiu o Diário por 51 anos. Mas, nos últimos anos, por causa dos problemas de saúde, sua mobilidade foi reduzida, e ele mantinha uma vida recatada em casa, longe da redação.

Despedida

Família informa que o velório será das 10h às 15h30 desta sexta-feira (30), na Capela Jardins. Já o sepultamento está marcado para às 16h30, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, no Parque Cuiabá. (Com informações do Diário).

Câmara Municipal de Cuiabá também deixa sua Nota de Pesar:

Nota de pesar | Adelino Praeiro

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, em nome dos demais vereadores que compõem o Legislativo, externa profundo pesar pelo falecimento do jornalista Adelino Praeiro, diretor-presidente do jornal Diário de Cuiabá.

Ele faleceu na noite de quinta-feira (29), aos 83 anos.

"É com pesar que recebemos essa notícia. À família e amigos, nossa solidariedade neste momento tão difícil e de dor", disse o presidente representando os demais parlamentares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.