Sábado, 23 de Outubro de 2021
32°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência debaterá campanha Agosto Branco de conscientização sobre câncer de pulmão

Para relator, proposta fere decisão de escolha do consumidor

21/08/2021 às 08h41
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bayeux (PB))
Tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bayeux (PB))

A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil realiza, na quinta-feira (26), audiência pública para debater a campanha Agosto Branco de conscientização sobre o câncer de pulmão.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que solicitou a reunião, afirma que o debate é necessário para incentivar a implementação de políticas públicas que possam garantir maior sobrevida a quem é diagnosticado com a doença.

Segundo a deputada, cerca de 13% de todos os novos casos de câncer são de pulmão, sendo o segundo tipo de câncer com maior incidência de morte entre homens e mulheres. "Apesar de ser responsável por uma em cada cinco mortes por câncer no Brasil, ainda temos dificuldade em conseguir diagnosticar precocemente o câncer de pulmão", diz Flávia Morais. "Se descoberto em estágio inicial, a taxa de sobrevida de pacientes com este tipo de câncer aumenta em 56%", ressalta.

A deputada afirma que, em 2016, 86,2% dos pacientes foram diagnosticados com câncer de pulmão em estágios 3 e 4 no País, segundo dados do Radar do Câncer. "O diagnóstico precoce é um grande desafio nesse tipo de câncer, já que ele evolui rápido e, na maioria dos casos, os sinais e sintomas só aparecem em estágio já avançado da doença."

Flávia Morais alerta que o tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, mas lembra que um estudo recente mostrou que outros 29 agentes foram reconhecidos como fatores de risco.

Convidados
Entre os convidados para a audiência estão representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Instituto Oncoguia, da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 13.

Confira a lista completa de convidados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.