Quinta, 16 de Setembro de 2021 16:55
65 98157-3554
COTIDIANO COVID-19

Estado bloqueia todos os leitos de UTI vagos do Hospital São Benedito e, três dias depois, solicita vaga para paciente de outro município

Visando não omitir socorro, unidade aceitou receber o paciente mesmo estando com todas as vagas bloqueadas de forma unilateral pelo Estado

15/09/2021 10h53 Atualizada há 23 horas
Por: Redação 2 Fonte: PREFEITURA DE CUIABÁ
Estado bloqueia todos os leitos de UTI vagos do Hospital São Benedito e, três dias depois, solicita vaga para paciente de outro município

Por determinação unilateral do Governo do Estado, 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para Covid-19 foram desativados, na última sexta-feira (10), no Hospital Municipal São Benedito, que em razão da pandemia passou a atender exclusivamente pacientes afetados pelo novo Coronavírus a partir de 12 de março de 2021.

Através de um comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) alegou queda no número de internações por covid-19 em Mato Grosso e informou que todos os 60 leitos de UTI da unidade seriam bloqueados. No entanto, como doze pacientes estavam internados na ocasião, o bloqueio atingiu todos os 48 que estavam vagos, mesmo com todos aptos ao recebimento de novos pacientes.

Na data de 13 de setembro, apenas três dias depois do bloqueio unilateral, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Central de Regulação estadual, solicitou vaga de UTI no Hospital São Benedito, para transferência de paciente oriundo da cidade de Várzea Grande. Visando não omitir socorro, a unidade aceitou receber o paciente, mesmo estando com todas as vagas bloqueadas de forma unilateral pelo Estado, que – posteriormente -  a solicitação - desbloqueou a vaga requerida.

A manutenção dos leitos de UTI covid é realizada mediante cofinanciamento do Governo do Estado (R$ 400) e do Governo Federal (R$ 1,6 mil). O Município é responsável pelo gerenciamento dos recursos, manutenção dos equipamentos, profissionais e medicamentos.  

Além dos 60 leitos de UTI e 40 de enfermaria exclusivos para tratamento da covid-19 no  Hospital Municipal São Benedito, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza à população cuiabana 95 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19 também no Hospital Referência à Covid-19, sendo 80 leitos adulto e 15 pediátricos. 

A gestão municipal classifica a postura do Estado em bloquear leitos - tanto em Cuiabá como no interior - como temerária, apesar do avanço na vacinação. Reforça que permanecerá envidando esforços para garantir o atendimento à população, já tão penalizada pela falta de assistência à saúde nos municípios do interior do Estado. 

Importante salientar ainda que, embora tenha se tornado exclusiva para Covid-19, os demais serviços antes oferecidos no Hospital Municipal São Benedito não foram paralisados, e, sim, transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Por fim, a Prefeitura de Cuiabá relembra que cumpre o seu papel de atuar tendo como alicerce, o que existe de mais importante em uma gestão: as pessoas.

NOTÍCIAS QUENTES -  Acesse o grupo do Isso É Notícia no Whatsapp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.