Terça, 19 de Outubro de 2021
30°

Poucas nuvens

Cuiabá - MT

COTIDIANO VACINAÇÃO

Idosos de 70 anos ou mais que já tenham tomado a segunda dose poderão tomar a dose de reforço

As doses de reforço são aplicadas em todos os polos de vacinação ou em uma das 14 unidades básicas de saúde que aplicam o imunizante

14/10/2021 às 16h19 Atualizada em 15/10/2021 às 08h07
Por: Redação 3 Fonte: PREFEITURA DE CUIABÁ
Compartilhe:
Idosos de 70 anos ou mais que já tenham tomado a segunda dose poderão tomar a dose de reforço

A partir desta sexta-feira (15), a campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida em Primeiro Lugar - da Prefeitura Municipal de Cuiabá começa a aplicar a dose de reforço para idosos de 70 anos a mais, conforme recomendação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, o grupo de 70 a 79 anos, que passa a ser contemplado com a dose de reforço, conta com cerca de 20.500 pessoas. “Esse é o número de idosos desta faixa etária que tomaram as duas doses da vacina em Cuiabá segundo os nossos registros e é o quantitativo que estamos esperando para tomar a dose de reforço”, comentou Valéria.

Para receber a vacina, o idoso precisa ter no mínimo 6 meses que tomou a segunda dose. “Ele deve ir ao polo de vacinação ou a qualquer uma das 14 unidades básicas de saúde que aplicam o imunizante, com o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto. Importante ressaltar que é imprescindível que a segunda dose tenha sido aplicada há no mínimo 180 dias, pois se a pessoa for antes disso, não conseguirá ser vacinada porque o sistema do Ministério da Saúde não aceita”, explicou a coordenadora.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro falou sobre a sua satisfação em poder diminuir a faixa etária. “Já conseguimos perceber os excelentes resultados da vacinação em nossa capital. Os números de internações e de óbitos despencaram e nosso objetivo é zerá-los totalmente. É uma grande felicidade poder oferecer uma proteção a mais para os nossos idosos, que estão entre os grupos mais vulneráveis para essa doença”, comentou Pinheiro.

Vacinação dos adolescentes

A vacinação do grupo de 12 a 17 anos já foi retomada normalmente. A coordenação da campanha alerta para que os adolescentes que já fizeram o cadastro fiquem atentos ao site, pois as agendas estão sendo liberadas.

Vacinação nas unidades básicas

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 e as doses de reforço estão disponíveis em tempo integral (das 8h às 17h) nas 14 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço. São elas: 

Região Norte

UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot

UBS Jardim União/Jardim Florianópolis

UBS Três Barras 

Clínica da Família (CPA 1)

Região Sul

UBS Tijucal

UBS Pedra 90 V e VI

UBS Parque Ohara 

UBS Jockey Clube

Região Leste

UBS Terra Nova

UBS Pedregal 

UBS Dr. Fábio

Região Oeste

UBS Novo Colorado

UBS Santa Amália 

UBS Novo Terceiro

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.