Terça, 19 de Outubro de 2021
30°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

POLÍTICA MOBILIDADE URBANA

Prefeitura de Cuiabá está construindo quatro novas avenidas

A ideia é que a capital de Mato Grosso ganhe em mobilidade urbana e desenvolvimento para seguir crescendo no pós-pandemia

14/10/2021 às 18h25 Atualizada em 17/10/2021 às 10h47
Por: Redação 3 Fonte: MINUTO MT
Compartilhe:
Prefeitura de Cuiabá está construindo quatro novas avenidas

Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem focado no desenvolvimento da infraestrutura da cidade para reaquecer o crescimento no pós-pandemia. Atualmente, estão sendo construídas quatro novas importantes avenidas para a capital ganhar em mobilidade urbana, a partir do fim deste ano.

Neste momento, por meio de parceria com a iniciativa privada, está em execução a construção de novas vias que interligam a tradicional e extremamente movimentada Avenida República do Líbano à região do Centro Político Administrativo.

Os trabalhos têm como ponto de partida duas ruas que se encontram com a grande avenida. O primeiro acesso inicia na Rua Síria e finaliza nas proximidades da rotatória da Avenida Dr. Hélio Ribeiro, que faz conexão com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e com o Parque das Águas.

Neste local, o processo de revestimento da pista com a massa asfáltica já foi iniciado e avança ao longo do percurso. O segundo acesso parte da Rua Afeganistão e segue dois diferentes caminhos. Por meio de um deles, o condutor poderá chegar de forma mais célere à Avenida Dr. Hélio Ribeiro, na altura da rotatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Também pela Afeganistão, será possível chegar na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Neste trajeto, as equipes iniciaram nesta semana a etapa de imprimação, que antecede a pavimentação. Já a criação de uma nova rota de mobilidade urbana, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada, avança em mais uma etapa.

A obra de infraestrutura está em execução e abrange o levantamento de uma ponte sobre o Córrego Moinho e também a criação de uma via ligando a Avenida B (fundo do Tia Nair) com a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

A ponte de concreto faz parte de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Obras Públicas e uma construtora da Capital, possui cerca de 36 metros de extensão e está praticamente concluída, restando apenas o aterramento das cabeceiras e a instalação do sistema de iluminação. A estrutura é composta ainda por pista dupla e espaço exclusivo para o tráfego de pedestres e ciclistas.

Paralelamente, a Secretaria também atua nas atividades de construção da rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem da nova avenida. O novo corredor de mobilidade urbana será responsável por facilitar o acesso dos milhares de moradores de bairros como Jardim Universitário, Jardim Imperial, Residencial Maria de Lourdes, Recanto dos Pássaros, entre outros da região Leste, à Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores).

A Prefeitura de Cuiabá tem buscado firmar parcerias para acompanhar de forma eficiente o crescimento urbano pelo qual a capital vem passando. Umas das que está em andamento é a união com a Construtora Ginco, resultando na criação de uma nova avenida na região Oeste da cidade. O novo corredor de mobilidade urbana possui aproximadamente três quilômetros de extensão, pista dupla, ciclovia, iluminação de LED, calçada com acessibilidade e vagas de estacionamento no canteiro central.

De acordo com o cronograma estabelecido em conjunto entre o Município e a empresa, a previsão é de que até o mês de novembro a obra seja concluída e a via seja liberada completamente para uso da população. “Essa é uma região importante da nossa cidade, onde está localizado o HMC. É uma via extremamente moderna, com uma estrutura que atende com qualidade motoristas, ciclistas e pedestres. Uma região com grande potencial de crescimento e uma obra desse porte colabora para que uma nova Cuiabá nasça”, pontuou Emanuel Pinheiro.

Além desta obra, a parceria entre Prefeitura de Cuiabá e a empresa também está presente na edificação de uma ponte de concreto sobre o Córrego Moinho e criação de uma avenida, na região Leste. No local, a ponte já foi levantada e agora o trabalho está concentrado na construção da via ligando a Avenida B (fundo do Parque Tia Nair) com a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

Emanuel Pinheiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.