Terça, 30 de Novembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Cuiabá - MT

OPINIÃO JOÃO PAULO PAIXÃO

Black Friday 2021: estão preparados?

Quem tem loja ou negócio, já sabe a loucura que é no mês de novembro

21/10/2021 às 15h16
Por: Redação 3 Fonte: JOÃO PAULO PAIXÃO
Compartilhe:
Black Friday 2021: estão preparados?

Quem tem loja ou negócio baseado em vendas de produtos e serviços há mais tempo, já sabe a loucura que é no mês de novembro, mais precisamente na última sexta-feira do mês, a famosa Black Friday.

A Black Friday acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado nos Estados Unidos como um feriado para agradecer, comer e ficar em família. E no Brasil já se transformou em uma das principais datas para o comércio.

Normalmente as lojas nos EUA fecham as 16h da quinta-feira, para que seus colaboradores possam jantar com os familiares na noite de Ação de Graças. Algumas grandes redes de varejo, já abrem na madrugada de quinta para sexta-feira, sendo que os outlets e shoppings ficam lotados a madrugada toda.

Peguei uma Black Friday em 2018 no Estado de Maryland, que não tem aquele costume fervoroso de compras como nos grandes centros comerciais da Florida, mais precisamente Orlando e Miami, mas a madrugada tem filas enormes mesmo em Estados com inverno em novembro, bem frio e com menos turistas.

Para 2021, esperamos uma Black Friday mais potente que em 2020, que mesmo em tempos de pandemia teve um aumento de 25% nas vendas no Brasil, impulsionada, principalmente, pelas compras digitais.

Nesse período alguns Estados e municípios ainda estavam com comércios físicos fechados por conta dos decretos e esses amargaram uma das piores Black Fridays da história.

Portanto, essa é a Black Friday do “retorno” dos negócios físicos locais.

Você que é lojista ou tem um negócio onde pode oferecer seus produtos e serviços nessa data com preços mais atrativos, está preparado para divulgar e se comunicar com os clientes?

Já planejou suas ações de marketing, formação de preços, escala de colaboradores, metas e bonificações para equipe?

A regra do marketing é o planejamento, grandes marcas já deixam a Black Friday preparada logo no começo do ano, sabemos que negócios menores costumam ter diversas prioridades e não tem uma equipe pensando nisso o ano todo, mas estamos em tempo, ainda faltam seis semanas para Black Friday 2021!

João Paulo Paixão é diretor da Vismarket Varejo Inteligente.

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.