Sábado, 04 de Dezembro de 2021
31°

Muitas nuvens

Cuiabá - MT

BRASIL FLUXO DE NOTIFICAÇÃO

Problema no sistema do SUS pode dar “falsa impressão” que pandemia acabou, alerta pesquisadores

Irregularidade do fluxo de notificação serve como alerta para consequências de decisões por vezes inoportunas ou baseadas em dados incompletos e atrasados

23/10/2021 às 11h39
Por: Redação 2 Fonte: VG NOTÍCIAS
Compartilhe:
Problema no sistema do SUS pode dar “falsa impressão” que pandemia acabou, alerta pesquisadores

Falhas no fluxo de dados pelo e-SUS e Sivep-Gripe, que vem sofrendo oscilações na disponibilização de registros de casos e de óbitos pelo novo coronavírus, podem gerar interpretações equivocadas sobre as tendências locais da pandemia, assim como passar a “falsa impressão que a pandemia acabou”. O alerta é dos pesquisadores do Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo eles, as falhas no fluxo de dados pelo e-SUS e Sivep-Gripe “refletem na divulgação de um número abaixo do esperado durante algumas semanas, seguida de um número excessivo de casos, como aconteceu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina no final de setembro, e no Ceará e Distrito Federal no início de outubro”.

Conforme os pesquisadores, alguns Estados estão tendo problemas com esses sistemas de informação, o que pode gerar interpretações equivocadas sobre as tendências locais da pandemia e a tomada de decisões baseadas em dados incompletos A irregularidade do fluxo de notificação serve como alerta para as consequências de decisões por vezes inoportunas ou baseadas em dados incompletos e atrasados.

“A tendência de redução desses indicadores, mesmo considerando as oscilações verificadas nas últimas, demonstra que a campanha de vacinação está atingindo um dos seus principais objetivos, qual seja, a redução do impacto da doença, produzindo menos óbitos e casos graves, no entanto, sem o bloqueio da transmissão da doença”, diz pesquisadores em trecho extraído do boletim informativo.

NOTÍCIAS QUENTES -  Acesse o grupo do Isso É Notícia no Whatsapp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Eles ainda acrescentaram: “O vírus não deixa de circular por decreto, e a falsa impressão de que já vencemos a pandemia, com a flexibilização de medidas que protegem contra a transmissão do vírus, pode retardar o controle mais definitivo da epidemia e remete para a necessidade de se continuar vigilante em relação à Covid-19”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.