Terça, 30 de Novembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Cuiabá - MT

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Deputados aprovam criação do dia nacional dos trabalhadores da Cultura; acompanhe a sessão

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Waldenor Pereira, presidente da Comissão de Legislação Participativa-, de onde partiu a sugestão da proposta O P...

26/10/2021 às 18h37
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Waldenor Pereira, presidente da Comissão de Legislação Participativa-, de onde partiu a sugestão da proposta - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Waldenor Pereira, presidente da Comissão de Legislação Participativa-, de onde partiu a sugestão da proposta - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26) a criação do Dia Nacional dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas e Conexas, a ser comemorada na 2ª segunda-feira do mês de maio. O Projeto de Lei 4353/08 agora segue para o Senado Federal.

A proposta é derivada de uma sugestão feita à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas no Estado de Minas Gerais (Sugestão 116/08).

Presidente da Comissão de Legislação Participativa, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) destacou que a proposta é aprovada quando o colegiado celebra vinte anos de existência. “É uma comissão que faz uma ponte entre o Parlamento e segmentos organizados da sociedade brasileira, recebendo sugestões para transformá-las em propostas legislativas e, por fim, em lei”, disse. Ele destacou ainda que o lazer é direito social e a proposta faz uma justa homenagem aos trabalhadores.

O líder do PT, deputado Bohn Gass (PT-RS), também destacou o papel do colegiado. “Em reconhecimento ao trabalho das entidades que compareceram à Comissão de Legislação Participativa, em respeito a essa democracia, à participação popular, nada mais justo”, destacou.

A líder do Psol, deputada Taliria Petrone (Psol-RJ) afirmou que a Comissão de Legislação Participativa é “um instrumento fundamental” de democracia e de participação popular nos rumos das decisões tomadas na Câmara dos Deputados.

Para o deputado Luizão Goulart (Republicanos-PR), trata-se de um importante reconhecimento. “Este é um momento oportuno para instituir esse dia comemorativo, principalmente, para esses setores que foram muito prejudicados na pandemia”, afirmou.

Assista à sessão ao vivo

Mais informações em instantes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.