Domingo, 16 de Janeiro de 2022
34°

Nuvens esparsas

Cuiabá - MT

OPINIÃO FRANCISNEY LIBERATO

Sofra as penalidades

Assim como no sistema de recompensas haverá uma finalidade de fortalecer o nosso autocontrole, no sistema de penalidades funciona da mesma forma

11/01/2022 às 14h04
Por: Readação 2 Fonte: FRANCISNEY LIBERATO
Compartilhe:
Sofra as penalidades

Falar sobre autocontrole envolve muitos aspectos que devem ser ativados em nossa vida, a fim de galgarmos melhores resultados. 

A terceira lei do físico Isaac Newton dispõe que toda ação gera uma reação, em outras palavras, uma ação positiva gerará efeitos positivos, por outro lado, uma ação negativa gerará consequências negativas. 

Já mencionamos que ao ter uma atitude positiva, sob o ponto de vista do autocontrole, é necessário criar um sistema de recompensas, por exemplo, se deixou de comer doce durante a semana, você poderá estipular uma recompensa para tal atitude positiva, como, por exemplo, assistir a um filme, com direito a sobremesa, no final de semana. 

Contudo, uma ação realizada de forma negativa, na qual se quebram compromissos firmados consigo mesmo, deverá ser penalizada, para isso devemos estabelecer um sistema de penalidades.

Exemplos de penalidades que podemos estipular: deixar de sair com os amigos, não comprar uma roupa nova, não poder comer uma sobremesa, ter que estudar 20% a mais do que a quantidade de horas estipuladas, não poder jogar futebol ou praticar uma outra atividade física, suspender a utilização das redes sociais por dois dias, e outras limitações que podem ser criadas para fazer com que você respeite o compromisso do autocontrole. 

Assim como no sistema de recompensas haverá uma finalidade de fortalecer o nosso autocontrole, no sistema de penalidades funciona da mesma forma. 

Ao errar, falhar, ou quebrar algum compromisso feito consigo mesmo, é extremamente importante que você sofra alguma penalidade, uma vez que isso transmitirá uma mensagem para o seu cérebro de que é importante manter-se focado com o compromisso do autocontrole. 

As penalidades devem recair sobre aquilo que é de sua preferência, do seu prazer pessoal para se divertir. Tire de si mesmo os privilégios que mais valoriza, pois só assim o efeito da penalidade será positivo. 

Que possamos entender e encarar essa nova postura quanto ao sistema de penalidades, para que assim possamos ter maiores responsabilidades. Ter autocontrole é ter melhores resultados. 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.

 

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.