Domingo, 22 de Maio de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

VARIEDADES EMPILHADOR

Equilibrista de MT desafia a gravidade e faz sucesso na televisão

Cássio da Silva pratica a atividade há 11 anos; ele afirma que o equilibrismo é seu lema de vida

16/01/2022 às 11h34
Por: Readação 2 Fonte: MIDIA NEWS
Compartilhe:
Equilibrista de MT desafia a gravidade e faz sucesso na televisão

Amparado pelas leis da física e utilizando a paciência e a delicadeza ao seu favor, Cássio da Silva, de 51 anos, conseguiu se tornar um dos únicos profissionais de equilibrismo do Brasil e ganhou destaque nacional com sua habilidade.

Formado em Veterinária, o morador de Cuiabá diz que começou a praticar o equilíbrio há 11 anos como um hobby. Desde então, passou a se autodesafiar até conseguir quebrar as próprias barreiras e colecionar recordes pessois de empilhamento de objetos que desafiam a gravidade.

“Tudo que enxergo eu imagino equilibrando. Equilíbrio é uma coisa que é possível, não é mágica nem nada, é algo que faço para me satisfazer e gerou uma repercussão que não esperava”, explica.

Mesmo tendo começado de forma despreocupada e sem expectativas, o veterinário conta que o equilibrismo trouxe benefícios para sua vida muito além da capacidade de empilhar os mais improváveis itens. Ele afirma que sempre foi hiperativo, por isso tinha dificuldade em se manter parado e focado nas atividades, sejam cotidianas ou profissionais.

Assim que decidiu começar a equilibrar, Cássio afirma que descobriu um lado seu que nunca antes tinha encontrado. Isto porque, com o tempo, passou desenvolver sua habilidade de concentração e percebeu uma melhora significativa nos seus momentos de ansiedade. 

Cássio ainda lembra que nem sempre foi tão bom em entender como funcionava a dinâmica para conseguir empilhar objetos. Segundo ele, a atividade começou em uma brincadeira no restaurante em que ele tentava colocar copos de vidro um em cima do outro. 

Logo ele percebeu que encontrando o eixo de equilíbrio dos itens era possível fazer feitos ainda maiores do que aqueles que praticava. O equilibrista precisou de muito estudo de física e cálculos para conseguir evoluir sua técnica.

Hoje ele mostra em suas redes sociais os frutos dos treinamentos, impressionando seus seguidores ao conseguir colocar até mesmo um botijão de gás equilibrado em cima de taças de vidro. 

“É um dos equilíbrios que mais me testam, móveis em cima de taça, cristaleira e esses são um dos mais marcantes, mas não significa que são os mais difíceis de fazer”, conta.

Reconhecimento nacional

Juliane Massaoka, responsável pelo quadro “Feed da Ana” no programa "Mais Você", da Rede Globo, foi quem encontrou Cássio nas redes sociais. Achando interessante o trabalho com equilibrismo, foi ela quem abriu as portas para que o veterinário fosse convidado para o "Encontro" com Fátima Bernardes, também na Globo.

Na exibição do programa ele pôde mostrar um pouco do seu trabalho em uma transmissão ao vivo. Cássio conta que a pauta do programa seria equilíbrio pessoal e seu trabalho foi o complemento que a produtora viu como necessário.

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

 

Cássio Equilibrista

Cássio pratica o equilibrismo há 11 anos

Depois de aparecer na Globo, surgiu o convite para participar do quadro “Famosos da Internet”, em agosto, no Programa da Eliana. O sucesso do equilibrista foi tanto que neste final de ano Cássio foi chamado novamente no SBT para aparecer no último programa de 2021 da apresentadora.

“Sabe quando você começa como hobby, mas alcança uma proporção que você não esperava? Despertou muito interesse. Pretendo seguir com isso, tenho que ir melhorando, evoluindo e capacitando para que possa transmitir a mensagem”, explica.

Um lema para a vida

Quem vê de fora acredita que a atividade que deixou Cássio conhecido na internet e na televisão é apenas um passatempo, porém o veterinário é enfático ao dizer que o equilibrismo tornou-se algo que ele aplica na vida cotidiana.

Ele relembra que começou a praticar na mesma época em que seu avô faleceu. Muito apegado com ele, Cássio diz que a perda o fez perder um pouco o eixo de sua vida e foi o equilibrismo que o auxiliou a recuperá-lo.

“Acho que esse é o maior objetivo, que as pessoas consigam encontrar seu eixo para melhor qualidade de vida’, afirma.

O equilibrista segue treinando todos os finais de semana bem cedo e está sempre em busca de novos desafios. Tendo ficado mais de três horas em um de seus empilhamentos mais difíceis sustentado por um frágil castelo de cartas, ele acredita que nada é impossível quando se há equilíbrio.

“Eu faço essa analogia: nós, quando equilibrados, também suportamos cargas que não sabíamos que aguentávamos”, finaliza.

Veja o vídeo:

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.