Segunda, 23 de Maio de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

POLÍTICA PANTANAL SOB RISCO

Com voto contrário do Ibama, Consema aprova navegação e porto no Rio Paraguai

Segundo o Ibama, estudo de impacto ambiental apresenta diversas inconsistências e licença prévia não deveria ser concedida

26/01/2022 às 12h26 Atualizada em 31/01/2022 às 08h31
Por: Alexandre Aprá
Compartilhe:
Licença prévia foi concedida a empreendimento para Terminal Barranco Vermelho
Licença prévia foi concedida a empreendimento para Terminal Barranco Vermelho

Sem alarde, o Conselho Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Consema-MT) aprovou, na manhã desta quarta-feira (26), um processo de licenciamento para a implantação de um porto na região do Pantanal e a navegação de grandes embarcações no Rio Paraguai.

A aprovação no Consema aconteceu por maioria e teve voto contrário do Ibama que alertou para os grandes impactos ambientais que devem causar ao Pantanal.

O Consema é presidido pela secretária de Estado de Meio Ambiente,  Mauren Lazzarett.

A pauta ainda deve gerar muita polêmica, já que alguns conselheiros destacaram que o estudo de impacto ambiental apresenta diversas inconsistências.

O empreendimento em questão trata-se do Terminal Barranco Vermelho, na região de Cáceres.

Segundo a representante do Ibama no Conselho há diversos pontos no estudo de impacto ambiental que não foram devidamente abordadas e, por isso, a licença não deveria ter sido concedida.

O Ibama votou para que o processo voltasse à fase de estudos para novas análises.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.