O secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, fez uma alteração no edital da Seleção Pública Nº 10/2021 para projetos de Audiovisual, retirando a necessidade de apresentação de declaração de residência em Mato Grosso.
A alteração foi feita nesta quinta-feira (27), um dia antes da publicação do resultado preliminar dos aprovados, prevista, segundo o edital, para esta sexta-feira (28).
No documento assinado por Beto Dois a Um, a Secel-MT justifica a retificação alegando que já há a necessidade de se apresentar comprovante de endereço, conforme outros itens do edital.
No entanto, com o fim desta exigência, produtores com residência em outros estados estarão aptos a entrar na disputa.
Produtores culturais ouvidos pela portal e que pediram para não se identificar com medo de retaliações condenaram a retificação e suspeitam que ela pode ser uma manobra para direcionar o resultado.
"Oras, um dia antes do resultado a Secretaria vem e muda o edital, tirou toda a isonomia da disputa. Quem garante que não fizeram esta alteração para beneficiar alguém que não apresentou este documento ou que apresentou comprovante de endereço de outro estado?", questionou um produtor ouvido pelo Isso É Notícia.
Procurada pela reportagem, a Secel-MT ficou de se posicionar para o portal sobre a retificação do edital, o que não aconteceu até a publicação desta reportagem.
O espaço, todavia, continua aberto para manifestações.
Confira documento que retirou obrigatoriedade de residência em MT publicado ontem (27):
Mín. 15° Máx. 33°