Um dos militares presos na Operação Simulacrum, deflagrada nesta quinta-feira (31) pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Polícia Judiciária Civil, é um capitão que atua na segurança do governador Mauro Mendes (DEM).
De acordo com a lista de presos da operação divulgada por sites locais, um dos alvos é o capitão Ronaldo Reiners.
Reiners está lotado no "Núcleo de proteção de dignitários" do gabinete do governador Mauro Mendes (DEM) que na atual gestão é chamado de "governadoria".
LEIA MAIS: PC já prendeu 63 militares acusados de assassinatos em MT; veja lista
Na folha de pagamento de março de 2022, o militar aparece com salário bruto de R$ 23.793,98.
Reportagem divulgada pelo Isso É Notícia no ano passado revelou que Mauro Mendes tem a sua disposição quase 90 militares das forças de segurança do Estado lotados na Governadoria, servindo diretamente ao governador e seus assessores próximos.
LEIA MAIS: Gabinete do governador de MT tem 84 militares à sua disposição
Conforme o MPMT e a Polícia Civil, o grupo de militares é investigado pela morte de 24 pessoas, com evidentes características de execução, além da tentativa de homicídio de, pelo menos, outras quatro vítimas, sobreviventes.
A operação faz parte das investigações realizadas em seis inquéritos policiais, já em fase de conclusão, relativos a supostos “confrontos” ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande.
De acordo com as investigações, os militares envolvidos contavam com a atuação de um colaborador que cooptava interessados na prática de pseudos crimes patrimoniais, sendo que, na verdade, o objetivo era ter um pretexto para matá-los.
Segundo o MP, após atraí-los a locais ermos, onde já se encontravam os policiais militares, eram sumariamente executados, sob o falso fundamento de um confronto.
LEIA TAMBÉM: SUSPEITA DE VAZAMENTO? Governador exonerou de gabinete PM envolvido em execuções 9 dias antes de operação
A asssessoria de comunicação do governo de Mato Grosso informou que o capitão Ronaldo Reiners não faz mais parte da segurança do governador desde o dia 8 de março passado.
Segundo o governo, o militar, agora, está fazendo um curso do Bope.
Mín. 13° Máx. 31°