Quinta, 19 de Maio de 2022
22°

Alguma nebulosidade

Cuiabá - MT

OPINIÃO PAULO BELLINCANTA

Mato Grosso – terra do acolhimento!

Hoje, Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país

10/05/2022 às 13h57
Por: Readação 2 Fonte: PAULO BELLINCANTA
Compartilhe:
Mato Grosso – terra do acolhimento!

Mato Grosso comemora 274 anos, dia 09 de maio!  

A grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado às margens do rio Galera, descrito pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, foi obstáculo para que nosso território atraísse milhares de pessoas em busca de novas oportunidades.

Os irmãos se espantaram com a altura e porte das árvores, a densa vegetação que dificultava a penetração, além da majestosa floresta, então denominaram de Mato Grosso. Perto desse mato fundaram as Minas de São Francisco Xavier e toda a região adjacente, pontilhada de arraiais de mineradores, que  ficou conhecida na história como as Minas do Mato Grosso. 

E a região do “mato grosso” se tornou a província de Mato Grosso, em 1748, com a nomeação do primeiro governador  Antônio Rolim de Moura , pela coroa portuguesa.

Aquela pequena povoação se transformou nos cerca de 3, 5 milhões de habitantes que ocupam os atuais 141 municípios. Foram índios, portugueses, espanhóis, paulistas, paranaenses, nordestinos e tantas outras origens que aqui se misturaram e construíram suas vidas.

Das minas de ouro, principal atividade econômica no período colonial, hoje Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país, líder na produção de soja, milho, algodão e do rebanho bovino. 

Mato Grosso do brilho do diamante ao amarelo do ouro.

Da madeira abundante ao verde da soja.

Do pantanal exuberante ao branco do boi.

Do ribeirinho, do trabalhador e do estudante.

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Por mais que nos chame a atenção  as nossas riquezas e nossa natureza,  queremos hoje prestar homenagem ao nosso maior tesouro: O povo que aqui mora.

Mato Grosso campeão da hospitalidade. A terra do Sol é também a terra do calor humano. Difícil não se encantar com o sorriso, a conversa e os hábitos simples das pessoas!

No acolhimento, na maneira carinhosa e prestativa de dizer bem- vindo, o mato-grossense se destaca.  O nativo da terra e o migrante que fundiram seus hábitos e costumes, e se esforçam na acolhida de todo aquele que chega a está terra abençoada. 

A está  “casa” de 274 anos queremos agradecer a moradia, o sustento e a alegria de viver.

Parabéns Mato Grosso.

Paulo Bellincanta é presidente do Sindicato das Indústrias de Frigorífico do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo MT).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.