Há 134 anos o Brasil era o último país do mundo a declarar extinto o regime de escravatura. Um regime que aprisionou, torturou e matou milhares de africanos escravizados por exatos 388 anos em 522 anos de história de chegada dos portugueses!!
O Brasil foi o país que mais importou negros escravizados. Foram 4,8 milhões de homens, mulheres e crianças trazidas como mercadoria. Força de trabalho desumanizada pela ganância dos homens brancos.
Tivemos por aqui a maior população africana fora da África. E, cerca de 670 mil não chegaram a desembarcar, porque morreram nos terríveis navios negreiros e contrabandos.
A escravidão foi, sem dúvida, a maior tragédia de nossa história, o maior holocausto de todos os tempos.
A chamada "abolição" da escravatura, que aconteceu graças a militância abolicionista, de tantas irmãs e irmãos que vieram antes de nós, como Maria Firmina, André Rebouças, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, não aconteceu completamente e significou o início de outra luta de nosso povo: por cidadania, por Direitos!!
Abandonados, sem direito a um chão ou teto pra viver, restou a favela, a marginalidade ao nosso povo.
O dia 13 de maio é, pra nós, [email protected], a afirmação de nossa luta por libertação, porque nosso povo ainda é cativo.
Precisamos seguir lutando contra as formas modernas de escravidão que impedem a cidadania plena do povo preto.
A Lei Áurea nunca foi uma concessão e, se vencemos naquela data, com um atraso que nos rendeu o título de último país a abolir a escravidão, a maior tragédia humana da história, que ainda insiste em nos cercar, hoje, a nossa luta continua, pois, o racismo é estrutural e nos aprisiona.
Queremos o fim real da escravidão. Queremos igualdade. Igualdade de oportunidade. Queremos dignidade, trabalho digno, cultura, lazer. Queremos RESPEITO!
Queremos também o poder. Poder de decidir, de sermos médicas, juízas, vereadoras, deputadas, senadoras, cientistas, professoras.
Afinal, nossas vidas importam!
Vidas Negras Importam!
Estamos na luta, hoje e sempre!!
Edna Sampaio é vereadora em Cuiabá.
Mín. 13° Máx. 31°