13 de Outubro de 2026

Cidade icon-weather
??°C
DÓLAR 4,99
EURO 5,56

POLÍTICA E PODER 07 de Setembro de 2026, 11:03 - A | A

Segunda-feira, 07 de Setembro de 2026, 11h:03 - A | A

CONTAS DO SINTAC

MPT amplia investigação sobre gestão do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá

Sindicato pediu mais 20 dias para responder às acusações sobre contas, administração e utilização do patrimônio da categoria

VG NOTÍCIAS

Arquivo pessoal

MPT amplia investigação sobre gestão do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá

MPT amplia investigação sobre gestão do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá

O Ministério Público do Trabalho (MPT) transformou em Procedimento Preparatório a denúncia que apura supostas irregularidades administrativas e patrimoniais na atual gestão do Sindicato dos Taxistas Autônomos Condutores de Passageiros de Cuiabá (Sintac). A decisão foi divulgada nesta semana, após o sindicato pedir mais 20 dias para apresentar resposta.

A denúncia foi revelada pelo VGN em 16 de junho. Na ocasião, o taxista identificado pelas iniciais M.G.Q.S. questionou a situação administrativa e jurídica da entidade, a atuação dos atuais dirigentes e a utilização do patrimônio pertencente à categoria.

NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Conforme o novo despacho, o denunciante apresentou documentação complementar que, segundo ele, constituiria “prova superveniente e robusta” da suposta má gestão da atual diretoria. Após a manifestação, o Sintac solicitou a prorrogação do prazo para responder.

O procurador do Trabalho André Canuto de Figueirêdo Lima concedeu mais 20 dias corridos ao sindicato e determinou a conversão da Notícia de Fato em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil. Os autos deverão retornar para análise em 30 dias.

“Considerando a necessidade de abertura de investigação para melhor definição do objeto, reputo pertinente converter a Notícia de Fato em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil”, registrou o procurador.

O representante do MPT também destacou que, caso sejam confirmadas, as práticas denunciadas poderão configurar lesão a direitos trabalhistas fundamentais e justificar a atuação do órgão na defesa da ordem jurídica e dos direitos sociais.

Segundo M.G., a atual diretoria não apresentou, dentro do prazo inicial, notas fiscais, prestações de contas, contratos de aluguel ou a ata da eleição que teria escolhido os atuais dirigentes. Essas alegações são do denunciante e ainda serão analisadas pelo MPT.

O taxista afirma ainda que, no pedido de prorrogação, o presidente do Sintac, Aelson Alves Barbosa, alegou que parte da documentação estaria em poder da antiga gestão. O denunciante contesta a justificativa e sustenta que Aelson já assinava documentos da entidade antes da eleição, inclusive na condição de diretor financeiro.

Na reportagem publicada na época, Aelson classificou as denúncias como infundadas e afirmou que os atos da gestão estavam de acordo com a legislação e o estatuto da entidade.

“Reafirmamos que estamos à disposição das autoridades competentes e, no momento oportuno, apresentaremos nossa defesa com transparência e respeito à verdade”, declarou o presidente na ocasião.

A abertura do Procedimento Preparatório não confirma as irregularidades denunciadas. A medida permite ao MPT aprofundar as diligências antes de decidir pela instauração de Inquérito Civil, pelo arquivamento do caso ou pela adoção de outras providências.

Outro lado

O VGN entrou em contato com o Sintac e foi informado que o representante só se manifestará no processo. “Só me manifestarei no processo”, declarou.

Comente esta notícia

(65) 9 8140-1684

[email protected]

CNPJ: 18.751.405/0001-27