O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), dando sequência ao programa de modernização de Tecnologia da Informação, está lançando o projeto “Municípios Conectados”, que busca garantir às cidades mais carentes de recursos e infraestrutura, condições técnicas para entregar a prestação de contas com mais segurança, qualidade e eficiência. O projeto prevê a contratação de um serviço de Data Center Compacto para atender, inicialmente, 70 municípios do estado. A aquisição se dará por meio de pregão presencial do tipo menor preço global.
Problema histórico e recorrente durante o atual biênio (2020/2021), o órgão de controle registrou inúmeros pedidos de prorrogação de prazo, reabertura de cargas e exclusão de penalidades justificadas em cima de falhas tecnológicas e dificuldades na transmissão de dados.
Após um estudo técnico na Central do APLIC e na infraestrutura tecnológica dos fiscalizados, determinado pelo presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (STI) identificou que grande parte dos jurisdicionados já teve ou tem problemas sérios para envio de informações ao tribunal.
Em pesquisa realizada junto aos gestores, constatou-se que entre as causas mais comuns estão a indisponibilidade ou instabilidade de tecnologia. Percebeu-se ainda uma preocupação quanto à segurança dos computadores com a instalação de antivírus e que quase a totalidade dos jurisdicionados já detectaram a tentativa de ataque aos seus servidores.
“De posse dessas informações, restou claro que os fiscalizados estão correndo sério risco em perder informações relevantes, entre elas, as que devem ser encaminhadas à Corte de Contas. Verificou-se ainda que não há uma coesão tecnológica nos municípios quanto à estrutura necessária para oportunizar uma comunicação em tempo real com o Tribunal de forma a dar ainda mais efetividade e eficiência no controle externo”, diz trecho do estudo técnico.
NOTÍCIAS QUENTES - Acesse o grupo do Isso É Notícia no WhatsApp e tenha notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
A meta com a implantação Data Center Compacto nos municípios é possibilitar a implementação de ambientes com alta disponibilidade e que consigam proporcionar uma imagem fiel e em tempo real do panorama local e global dos eventos e dos recursos envolvidos a fim de embasar a tomada de decisão por parte de todas as instituições envolvidas e promover melhores práticas de gestão dos recursos públicos.
Unificar e otimizar os equipamentos, licenças, gestão de TI, em um único local físico adequado às normas técnicas, com a ampliação e modernização do ambiente formando um Data Center Seguro. Fomentar a modernização do atual ambiente de tecnologia da informação dos entes fiscalizados visando garantir a alta disponibilidade, integração com o Tribunal de Contas.
Fonte: TCE-MT










