Cuiabá, 19 de julho de 2018

Isso é Notícia

MENU

EFEITO FAKENEWS

Dirigentes do MBL estão com medo da Polícia Federal

Dirigentes do MBL estão com medo da Polícia Federal
DA REDAÇÃO DA REDAÇÃO

www.issoenoticia.com.br

Dirigentes do Movimento Brasil Livre (MBL) estão morrendo de medo de serem alvos da Polícia Federal, nos próximos dias.

Isso por conta do inquérito instaurado, na semana passada, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, que apura a indústria de sites e blogs produtores de notícias falsas, as "fakenews".

Cada vez mais surgem elementos que ligam o MBL a uma série de sites e blogs criados de formas parecidas e que são abastecidos com notícias falsas, mal apuradas ou não-checadas e boatos.

Nos bastidores, especula-se que uma operação da PF, em breve, deve desbaratar uma grande rede de indústria de notícias falsas no Brasil e que, assim como nos Estados Unidos (EUA), também podem ter influenciado as eleições de 2014 e 2016.

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou, na semana passada, que Luiz Fux montou uma força-tarefa para combater as "fakenews".

A revelação da ligação do MBL com as "fakenews" foi feita, com exclusividade, pelo Isso É Notícia, em janeiro de 2017. No post, o blog revelou um levantamento de uma associação de SP que listou os maiores sites do Brasil que detém a mesma características dos sites que dissipam notícias falsas.

Quase todos os sites que aparecem na lista, especialmente o Ceticismo Político, tem ligações ou são propagados amplamente pelas páginas do MBL nas redes sociais.

Foi a partir da publicação que o TSE resolveu abrir a investigação e intimou os pesquisadores da USP, responsáveis pela metodologia de identificação das fakenews, a associação que divulgou o levantamento e dirigentes do MBL.

Após ser intimado, o MBL passou a atacar o ministro Luiz Fux nas redes sociais.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Dirigentes do MBL estão com medo da Polícia Federal

Enviando Comentário Fechar :/