Cuiabá, 23 de outubro de 2017

Isso é Notícia

MENU

DECISÃO

Economista pode concorrer a cargo de estatístico

Economista pode concorrer a cargo de estatístico

TJ - MT TJ - MT

www.tjmt.jus.br

Bacharéis em ciência econômica podem se inscrever em concursos para provimento das carreiras de estatísticas, não devendo a administração pública indeferir a posse ao candidato, sob o argumento de que não tem a qualificação exigida para o cargo.
 
Com este entendimento a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo julgou a Remessa Necessária 53.570/2016, e manteve a sentença de primeira instância, garantindo a posse de um candidato aprovado no concurso público.
 
Um candidato impetrou Mandado de Segurança contra ato tido por ilegal do Superintendente de Recursos Humanos e do Presidente da Comissão de Posse da Secretaria de Administração do Estado de Mato Grosso, visando tomar posse no cargo de Técnico de Serviços de Trânsito, perfil profissional estatístico, porque foi negada sob o argumento de que não ter apresentado o diploma de nível superior em estatística.
 
O Juízo da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá concedeu a segurança para determinar que as autoridades coatoras procedam a posse do impetrante.
 
Ao julgar o recurso necessário os desembargadores, à unanimidade, consignaram que a lei federal 1.411/1951, que rege a carreira de economista, permite que os profissionais participem de concurso para provimento das carreiras de estatísticas, de economia e de finanças, existentes em qualquer ramo de ensino técnico ou superior e nas dos cursos de ciência econômicas.
 
Além disso, o próprio governo do Estado divulgou amplamente pelos meios de comunicação, quais as áreas de formação para o referido cargo, mencionando a formação em economia e matemática, o que teria levado o impetrante, que é economista, a concorrer por uma vaga.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Economista pode concorrer a cargo de estatístico

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Felippe Barros

Felippe Barros

O economista tem total capacidade de atuar como Estatístico, afinal de contas, pela própria lei federal da carreira do Economista, está claro que podemos atuar nesse segmento. Não a toa, pagamos 7 cadeiras ao longo do curso de Economia em Estatística. Se fizermos Mestrado e Doutorado, vão pelo menos, mais duas matérias de estatística no mestrado e mais três no doutorado.

A essa função de ser Estatístico do TJ que não exige uso tão avançado de estatística, a função deveria ser aberta para Economista e Estatístico mesmo. Parabéns ao Juiz que tomou essa decisão acertada.
DIA 16.10.17 08h57RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Jodz Xsv

Jodz Xsv

Discordo desta notícia!!! Casa formação tem sua especificidade!! Estatístico é estatístico, economista é economista!!
DIA 06.10.17 23h08RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
N C

N C

Os requisitos para a vaga de estatístico eram: o diploma no curso de Estatística e registro no órgão competente. Nada falava de áreas afins.
DIA 06.10.17 23h02RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/