Cuiabá, 21 de março de 2019

Isso é Notícia

MENU

DECISÃO DA SEMA

Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

ALEXANDRE APRÁ ALEXANDRE APRÁ

Jornalista, diretor do blog Isso É Notícia

O Governo de Mato Grosso decidiu fechar as portas da Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental e que funcionava dentro da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O comunicado foi feito pela direção da pasta aos servidores, nesta terça-feira (26).

Inaugurada em 5 de junho de 1995, a Biblioteca da Sema recebeu o nome de “Arne Sucksdorff” em homenagem ao cineasta, pesquisador e fotógrafo nascido em Estocolmo, na Suécia e que após ministrar um curso de cinema para jovens cineastas brasileiros, a convite do Governo Federal e da Unesco, no fim dos anos 50, se apaixonou pelo Pantanal mato-grossense.

Sucksdorff viveu em Mato Grosso por mais de 30 anos, documentou a fauna e a flora local e doou vários documentos e fotos para a composição do acervo bibliotecário.

A biblioteca dispõe de um acervo com aproximadamente quinze mil ítens, entre eles livros, mapas, CDs-Rom, DVDs relacionados a temas ambientais. Há coleções importantes como o RADAMBRASIL e exemplares do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai.

O acervo era disponível para retirada apenas para os servidores do órgão. Porém, ele era liberado para consulta para qualquer pessoa que fosse até lá.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Servidor da sema Jota

Servidor da sema Jota

Algum puxa saco que para ter um carguinho se submete a tudo, essa idéia tola partiu da Educação Ambiental isso é a vergonha.
DIA 15.03.19 05h41RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Pergunta-se: pq?, pra que? E quem mesmo que pediu isso?
Sabe-se que sera pra um trabalho que pode ser feito sem acabar com o espaco e com o acervo. Talvez ndo falte espaco fisico, mas sim falta de ideias.
DIA 27.02.19 22h18RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Jota Alves

Jota Alves

Foi com imenso prazer e orgulho de cuiabano que convidei o mestre Arno para ser um dos homenageados do Dia Mundial do Meio Ambiente, ate hoje a única celebração nacional/internacional do governo de MT e do Brasil. Com mestre Arno estavam Orlando Villasboas, Dom Pedro Casaldaliga, Omar Fontana, então presidente da WWF Foundation, o renomado paisagista Burle Marx, Thomas LoveJoy do Smithosian Museum . Na cerimônia no Palácio Paiaguas estavam: embaixador da Suécia, Dinamarca, Japão..France Press, BBC, New York Times, Novosti, Prensa Latina, ...O que farão com o acervo? JotaNYAlves E Jota Alves-FACEBOOK
DIA 27.02.19 21h23RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/