Cuiabá, 19 de agosto de 2019

Isso é Notícia

MENU

DECISÃO DA SEMA

Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

O Governo de Mato Grosso decidiu fechar as portas da Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental e que funcionava dentro da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O comunicado foi feito pela direção da pasta aos servidores, nesta terça-feira (26).

Inaugurada em 5 de junho de 1995, a Biblioteca da Sema recebeu o nome de “Arne Sucksdorff” em homenagem ao cineasta, pesquisador e fotógrafo nascido em Estocolmo, na Suécia e que após ministrar um curso de cinema para jovens cineastas brasileiros, a convite do Governo Federal e da Unesco, no fim dos anos 50, se apaixonou pelo Pantanal mato-grossense.

Sucksdorff viveu em Mato Grosso por mais de 30 anos, documentou a fauna e a flora local e doou vários documentos e fotos para a composição do acervo bibliotecário.

A biblioteca dispõe de um acervo com aproximadamente quinze mil ítens, entre eles livros, mapas, CDs-Rom, DVDs relacionados a temas ambientais. Há coleções importantes como o RADAMBRASIL e exemplares do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai.

O acervo era disponível para retirada apenas para os servidores do órgão. Porém, ele era liberado para consulta para qualquer pessoa que fosse até lá.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Governo de MT manda fechar Biblioteca Arne Sucksdorff, referência em acervo ambiental

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Servidor da sema Jota

Servidor da sema Jota

Algum puxa saco que para ter um carguinho se submete a tudo, essa idéia tola partiu da Educação Ambiental isso é a vergonha.
DIA 15.03.19 05h41RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Geraldo Gomes

Geraldo Gomes

Pergunta-se: pq?, pra que? E quem mesmo que pediu isso?
Sabe-se que sera pra um trabalho que pode ser feito sem acabar com o espaco e com o acervo. Talvez ndo falte espaco fisico, mas sim falta de ideias.
DIA 27.02.19 22h18RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Jota Alves

Jota Alves

Foi com imenso prazer e orgulho de cuiabano que convidei o mestre Arno para ser um dos homenageados do Dia Mundial do Meio Ambiente, ate hoje a única celebração nacional/internacional do governo de MT e do Brasil. Com mestre Arno estavam Orlando Villasboas, Dom Pedro Casaldaliga, Omar Fontana, então presidente da WWF Foundation, o renomado paisagista Burle Marx, Thomas LoveJoy do Smithosian Museum . Na cerimônia no Palácio Paiaguas estavam: embaixador da Suécia, Dinamarca, Japão..France Press, BBC, New York Times, Novosti, Prensa Latina, ...O que farão com o acervo? JotaNYAlves E Jota Alves-FACEBOOK
DIA 27.02.19 21h23RESPONDER
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/