Cuiabá, 18 de setembro de 2018

Isso é Notícia

MENU

RU EM PAUTA

Reitora e alunos firmam compromisso para resolver greve na UFMT

Reitora e alunos firmam compromisso para resolver greve na UFMT

Reitora da UFMT, Myrian Serra

DA REDAÇÃO DA REDAÇÃO

www.issoenoticia.com.br

A reunião pública com a comunidade acadêmica realizada entre a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, e o Comando de Greve dos estudantes do Câmpus de Cuiabá, nesta quarta-feira (04), no auditório do Centro Cultural resultou na assinatura de um Termo de Compromisso com os pontos acordados.

Também participaram da mesa de negociação as pró-reitoras de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, e de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, o coordenador do Escritório de Projetos e Processos, professor Nilton Hideki Takagi e quatro estudantes do Comando de Greve.

Os pontos acordados foram os seguintes: uma agenda de reuniões públicas será definida e encaminhada até esta quinta-feira (05) ao Comando de Greve; ficou firmado que o Comando de Cuiabá se compromete em realizar assembleia geral estudantil, com pauta de saída de greve, e a orientar os estudantes que realizam ocupações no câmpus a realizar assembleias; o envio, pela Administração da UFMT, dos relatórios de fiscalização do Restaurante Universitário (RU) para o Comando de Greve, orientação de onde e como acessar esses documentos e fiscalização da empresa Novo Sabor em até dois dias; e que a Administração Superior defenda o funcionamento da cozinha do RU, a partir de janeiro de 2019, para a produção das refeições.

No termo de compromisso, a reitora se compromete a atender dez pontos da Carta de Reivindicações do movimento grevista, acordados durante a reunião pública de hoje. São os seguintes pontos:

Democratização e desburocratização ao acesso ao Teatro Universitário (TU) para a comunidade acadêmica e garantia da gestão pública (item 5 da Carta de Reivindicações); Concurso público para docentes e técnicos-administrativos (item 7); Solicitação dos contratos detalhados de terceirizadas na UFMT (item 8); Criação de nomenclatura contábil das verbas repassadas para Assistência Estudantil (itm 9); Cumprimento e fiscalização das legislações 11.645 e 10.639 (Obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena e africana – item 11); Garantir o debate etnicorracial, de gênero e sexualidade nos currículos (item 12); Que a universidade capacite a segurança terceirizada sobre questões de gênero, etnicorraciais e direitos humanos (item 13); Não à criminalização do Movimento Estudantil (item 16); Não à derrubada de árvores no campus! Que a reitoria se comprometa ao não desmatamento no campus. Que os bosques sejam preservados e revitalizados (item23); e Contra a redução de vagas da graduação na UFMT (item 28).

Confira a galeria de fotos.

Abaixo, a íntegra do Termo de Compromisso:


TERMO DE COMPROMISSO

Assinam o presente Termo, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso e o Comando de Greve – Câmpus Cuiabá, consoante aos seguintes pontos:

1 – O comando de greve se compromete em realizar a assembleia geral estudantil, com pauta de saída de greve.
2 – O comando de greve se compromete a orientar as ocupações a realizarem assembleias.
3 – Definir uma agenda de reuniões (no mesmo formato da reunião de hoje) e encaminhar ao comando de greve até amanhã – quinta-feira (05/07/2018), com a primeira reunião acontecendo em até 7 dias.
4 – Envio dos relatórios de fiscalização do RU e a orientação de onde e como encontrar esses documentos e que a fiscalização da empresa Novo Sabor ocorra de fato em até 2 dias.
5 – Que a administração superior defenda o funcionamento da cozinha do RU a partir janeiro de 2019 para a produção alimentar.
6 – A reitora compromete-se em atender aos pontos da carta de reinvindicação que foram acordados na presente reunião: Pontos 5, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 16, 23 e 28.

Cuiabá – MT, 04 de julho de 2018.

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Reitora e alunos firmam compromisso para resolver greve na UFMT

Enviando Comentário Fechar :/