Cuiabá, 23 de outubro de 2017

Isso é Notícia

MENU

TECNOLOGIA

Satélite brasileiro inicia período de testes

Foto: Reprodução/Internet
Satélite brasileiro inicia período de testes
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA

O primeiro satélite brasileiro começou o seu período de testes. SGDC 1 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1) foi lançado no dia 4 de maio e alcançou a sua órbita final, a 37 mil quilômetros da Terra no último sábado (13). Agora que está posicionado exatamente acima do Brasil iniciam os testes, que devem durar entre 60 e 90 dias.

Segundo José Augusto Curvo (Tampinha), assessor especial adjunto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação, os primeiros testes serão feitos a partir de uma antena da própria Telebras, responsável pelo satélite. Em seguida o trabalho vai ter continuidade em escolas e na área de saúde, os dois segmentos que são prioridade do governo para o recebimento da banda larga e que terão todo equipamento de forma gratuita. A previsão é que a partir do final de agosto, início de setembro, o satélite comece a operar oficialmente.

“A vinda da internet de banda larga para os locais mais afastados do Brasil vai levar muito desenvolvimento e facilitar a vida de muitas pessoas. Por exemplo: um pequeno hospital do interior de Mato Grosso vai poder enviar os exames de um paciente para um hospital especializado em questão de segundos. Todo mundo será beneficiado com esse projeto”, afirma José Augusto Curvo.

O assessor especial adjunto ainda conta esteve em reunião com Antonio Loss, presidente da Telebras, e que ele afirmou que o sinal da internet será gratuito para todos, o que a população vai precisar comprar é uma antena específica e fazer a instalação. “E mesmo a antena tem um custo acessível”, afirma.

 

Leia matérias relacionadas:

Comente pelo Facebook!

Comente pelo site!

Olá, deixe seu comentário para Satélite brasileiro inicia período de testes

Enviando Comentário Fechar :/